Disciplinas
Gerais

Disciplina: Cultura Digital

Docente Responsável: Adriano Neves de Souza
Carga Horária Total: 45 horas
Unidade Acadêmica de Execução: Macaé
Modalidade de Realização: Semipresencial


Ementa da Disciplina:

  • Analisar a relação homem/máquina considerando a dimensão social, política, econômica e ambiental;
  • Tecnologias emergentes (realidade virtual, realidade aumentada, fabricação digital, cidades inteligentes, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Big Data,
    carros autônomos, blockchain, chatbots, tecnologias de interação), considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano;
  • Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano;
  • Identificar e avaliar o mercado de trabalho e as profissões do presente e do futuro, considerando suas escolhas e projeto de vida;
  • Utilizar redes sociais (Facebook, Instagram e Whatsapp) como ferramentas de divulgação e marketing;
  • Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal (LinkedIn);
  • Buscas avançadas no Google.
Disciplina: Tecnologias Colaborativas

Docente Responsável: Adriano Neves de Souza
Carga Horária Total: 30 horas
Unidade Acadêmica de Execução: Macaé
Modalidade de Realização: Semipresencial


Objetivos da Disciplina:

  • Conhecer ferramentas de TIC colaborativas que contribuem com as atividades de ensino e administrativas;
  • Proporcionar ao aluno o conhecimento de ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de tarefas realizadas por um grupo, o qual busca, por meio do
    trabalho coletivo, cumprir um projeto ou um objetivo em comum;
  • A partir da produção coletiva proporcionada por tais ferramentas, é possível compreender que novas formas de cooperação, construção do conhecimento,
    inteligência coletiva e atividades de colaboração podem ser potencializadas.

Ementa da Disciplina:

  • Técnicas de Gerenciamento Ágil de Projetos (Scrum, Kanban), Design Thinkinge growth hacking;
  • Ferramentas de gestão de Projetos e Tarefas ( Trello, Redmine, Taiga, Google Keep);

  • Ferramentas de Comunicação (Google Meet, Zoom, Jitsi, Skype), Live (Youtube,Stream Yard) e Chats (Telegram, Discord);

  • Ferramentas de Escrita (Google DOCs, MindMeister, Miro).

Disciplina: Segurança da Informação

Docente Responsável: Adriano Neves de Souza
Carga Horária Total: 30 horas
Unidade Acadêmica de Execução: Macaé
Modalidade de Realização: Semipresencial


Objetivos da Disciplina:

  • Proporcionar aos alunos uma ampla e sólida compreensão dos fundamentos e princípios conceituais de segurança da informação, fornecendo esclarecimentos sobre as ações e ferramentas necessárias para atuação frente às possíveis ameaças.

Ementa da Disciplina:

  • Conceitos básicos de Segurança da Informação;

  • conformidade com a Norma ISO/IEC 17799:2001;

  • Mecanismos de Segurança de informação, Níveis de Segurança físico e lógico, Políticas de Segurança pública e privada, Ferramentas de segurança.

Disciplina: Tópicos Avançados em Robótica Educacional

Docente Responsável: Adriano Neves de Souza
Carga Horária Total: 30 horas
Unidade Acadêmica de Execução: Macaé
Modalidade de Realização: Semipresencial


Objetivo Geral:

  • Proporcionar aos alunos uma ampla e sólida compreensão dos fundamentos e princípios conceituais de robótica educacional, fornecendo esclarecimentos sobre as ações e ferramentas necessárias para construção de ambientes de robótica em séries do ensino fundamental, médio e superior.

Objetivos Específicos:

  • Conceitos de eletrônica básica; introdução a placas de prototipagem (arduino, micropy, raspberry);
  • Conceitos básicos de linguagem de programação C em ambiente wire;
  • Desenvolvimento de planos de aula com inclusão da robótica para séries do ensino fundamental, médio e superior;
  • Construção de protótipos em plataforma arduino.

Ementa da Disciplina:

  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem;
  • Design Instrucional;
  • Moodle;
  • Perfil do usuário;
  • Gerenciar participantes;
  • Inserir Recursos (Livro, Arquivo, Página, URL e Rótulo);
  • Inserir Atividades (Chat, H5P, Fórum, Lição, Questionário, Wiki e Tarefa);
  • Criar e configurar Avaliações;; Gerenciar notas; Gerar Relatórios.
Disciplina: Tópicos Avançados Ambiente Virtuais de Aprendizagem

Docente Responsável: Emerson Luiz Florentino Borges
Carga Horária Total: 45 horas
Unidade Acadêmica de Execução: Macaé
Modalidade de Realização: Semipresencial


Objetivos da Disciplina:

  • Apresentar aos alunos os aspectos conceituais de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e capacitá-los na estruturação de projetos educacionais utilizando os principais recursos e ferramentas disponíveis com base nos preceitos do Design Instrucional.

Ementa da Disciplina:

  • Conceituar e diferenciar os principais Ambientes Virtuais de Aprendizagem;
  • Utilizar os conceitos de Design Instrucional em um projeto educacional;
  • Conhecer e utilizar os recursos e atividades do Moodle;
  • Conhecer e utilizar os recursos e atividades do Google Classroom.
Disciplina: Autoria Digital

Docente Responsável: Emerson Luiz Florentino Borges
Carga Horária Total: 30 horas
Unidade Acadêmica de Execução: Macaé
Modalidade de Realização: Semipresencial


Objetivo Geral:

  • Apresentar ao aluno ferramentas web visando promover sua autonomia no processo de criação de portais e páginas web.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer a estrutura e o funcionamento da Internet;
  • Compreender e utilizar recursos do Google Sites;
  • Conceituar Content Management System (CMS);
  • Conhecer e utilizar recursos básicos e avançados do WordPress para criação de um portal web;
  • Conceituar Domínio e entender o processo de hospedagem de sites.

Ementa da Disciplina:

  • Conceitos básicos de Internet, Word Wide Web, HTTP e HTTPS, HTMLS, CSS, Javascript;
  • Conceituando o Google Sites; Criando páginas; Inserir textos e imagens;
  • Inserir Widgets; Incorporando documentos; planilhas e apresentações; Publicando o site;
  • Conceituando CMS;
  • WordPress: O que é o WordPress; WordPress.org e WordPress Community;
  • Instalando o WordPress no desktop;
  • Criando paǵinas e post;
  • Categorizando o conteúdo;
  • Temas;
  • Plugins;
  • Usando o Elementor;
  • Inserindo um Slider;
  • Aplicando Animações;
  • Integrando com o whatsapp;
  • Conceituando domínio;
  • Conceituando Hospedagem;
  • Hospedando um site WordPress.
Disciplina: Ciência de Dados

Docente Responsável: Janaína Sant’Anna Gomide Gomes
Carga Horária Total: 30 horas
Unidade Acadêmica de Execução: Macaé
Modalidade de Realização: Semipresencial


Objetivo Geral:

  • Desenvolver as capacidades do aluno de conhecer e compreender técnicas e ferramentas de preparação, tratamento de dados e visualização de dados e conhecer ambientes de programação voltados para a análise de dados.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer e compreender técnicas de visualização de dados;
  • Conhecer ambientes de programação voltados para a análise de dados;
  • Conhecer e compreender técnicas de preparação e tratamento de dados.

Ementa da Disciplina:

  • Introdução e aplicações de Ciência de Dados;
  • Contextualização, habilidades necessárias, desafios, técnicas e ferramentas relacionadas;
  • Ciclo de um projeto de Ciência de Dados;
  • Conceitos Matemáticos para Ciência de Dados;
  • Tipos de Problemas de Ciência de Dados;
  • Etapas de um projeto de Ciência de Dados;
  • Introdução a programação para Ciência de Dados;
  • Ferramentas para Cientistas de Dados;
  • Aquisição, Preparação, Limpeza e Tratamento de Dados; Análise Exploratória de Dados.
Disciplina: Tecnologias Digitais e Estatística

Docente Responsável: Roberto Mamud Guedes da Silva
Carga Horária Total: 30 horas
Unidade Acadêmica de Execução: Macaé
Modalidade de Realização: Semipresencial


Objetivo Geral:

  • Desenvolver conceitos básicos de estatística de modo que o aluno possa compreender a importância de uma coleta de dados, sua análise e consequente
    inferência. Além disso, introduzir e desenvolver competências para o uso de planilhas eletrônicas de modo a organizar, analisar e inferir acerca de dados
    coletados.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver habilidades para realizar uma análise inicial de um conjunto de dados, além de fazer tabelas e gráficos;
  • Aprender noções básicas de probabilidade;
  • Apresentar ao aluno noções básicas de inferência estatística.

Ementa da Disciplina:

  • Conceitos básicos: variáveis, dados, população, amostra, amostragem;
  • Apresentação de dados em tabelas e gráficos com ferramenta computacional;
  • Introdução à estatística descritiva;
  • Medidas de tendência central e de dispersão;
  • Noções sobre probabilidade;
  • Propriedades das distribuições normal e binomial;
  • Introdução à estatística inferencial;
  • Teste de hipótese e intervalo de confiança;
  • Introdução ao uso de calculadoras e planilhas eletrônicas em estatística.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa

Docente Responsável: Valéria Belmont
Carga Horária Total: 30 horas
Unidade Acadêmica de Execução: Macaé
Modalidade de Realização: Semipresencial


Objetivo Geral:

  • Fornecer condições ao aluno de utilizar o método científico na realização de trabalhos acadêmicos.

Objetivos Específicos:

  • Apresentar os métodos de pesquisa científica;
  • Conduzir o aluno à escrita de trabalhos científicos utilizando as normas da ABNT;
  • Demonstrar aos alunos a realização de pesquisa em bases científicas online.

Ementa da Disciplina:

  • Possibilidades metodológicas para a realização de pesquisa científica;
  • Técnicas de pesquisa bibliográfica. Bases para a elaboração de produção científica;
  • Normalização do trabalho científico. Comunicação científica. Fonte de dados e a internet.
Disciplina: Literacia Digital

Docente Responsável: Marialda
Carga Horária Total: 30 horas
Unidade Acadêmica de Execução: Macaé
Modalidade de Realização: Semipresencial



Ementa da Disciplina:

  • Conceito de Literacia digital. Informações de saúde a partir de fontes eletrônicas;
  • Aplicação de literacia digital na área de saúde digital;
  • Tecnologia e a saúde: Electronic Health (eHealth);
  • Fake News e mídias sociais. Profissionais de Saúde e desafios na literacia digital;
  • Literacia digital e inteligência artificial na saúde;
  • Avaliação de literacia digital dos profissionais de saúde;
  • Design da Informação (DI) no planejamento e na concepção de ambientes informacionais digitais de saúde;
    Desafios na implementação da Saúde digital.